O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), emitiu nesta terça-feira, 14, um comunicado informando que a partir de segunda-feira,20, retomará partes das cirurgias que estavam suspensas.
Estão liberados partos cesáreos e procedimentos que requerem bloqueios regionais e anestesia local. Para os procedimentos cirúrgicos eletivos considerados tempo sensíveis, como os oncológicos, a retomada será a partir do dia 20/07 por tempo determinado, sob monitoramento do estoque dos fármacos anestésicos e bloqueadores neuromusculares.
Já os demais procedimentos eletivos de média e alta complexidade, realizados sob anestesia geral de acordo com a Portaria n 421 de 22/06/2020 art 1 estão suspensos por um período de 30 dias.
— Não estamos medindo esforços para o restabelecimento desta situação, que ainda é grave, principalmente por conta da dificuldade de adquirir no mercado os referidos fármacos. A medida que vamos conseguindo estes medicamentos, estamos monitorando e dando condições de avançar nos procedimentos cirúrgicos — enfatizou o Diretor Geral do HUST, professor Alciomar Marin.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Adriano França