No último relatório fornecido pelo Governo do Estado de Santa Catarina informando os casos de Coronavírus (Covid-19), Ibicaré aparece na lista com um caso confirmado da doença. O jornalismo da Rádio Líder procurou o prefeito do município, Gean Franco Volpato, para saber mais detalhes e ele afirmou à reportagem que Ibicaré aparece na lista porque o paciente estava internado na clínica de reabilitação situada na cidade, mas que ele é morador de Xanxerê.
O homem fez um teste rápido que positivou a doença, mas ele não se encontra mais no local, pois já voltou para seu domicílio de origem. Não foi informado o estado de saúde do homem e nem de que forma aconteceu o contágio. O Prefeito afirma ainda não haver nenhum munícipe com Coronavírus.
Clinica Reviver:
O diretor da clínica Reviver de Ibicaré Rossano Zanchi procurou nossa reportagem, para explicar que o paciente, deu entrada na clinica já sem estar com o vírus. Conforme Rossano, o paciente apresentou no exame já estar com os anticorpos para a Covid-19(IgG), o que dizer que ele já havia sido infectado e estava curado para a doença, não apresentando risco algum tanto para os pacientes como para os profissionais da clinica, por não conter mais o vírus(IgM).
O que quer dizer IgG:
Os Anticorpos são proteínas – denominadas imunoglobulinas – produzidas pelo sistema imunológico contra um agente invasor. Sua função é reconhecer, neutralizar e marcar antígenos, isto é, componentes dos agentes infecciosos, para que o nosso organismo os elimine. Dessa forma, existe um ou mais anticorpos específicos para cada antígeno e, consequentemente, para cada micro-organismo causador de infecção. Ao longo da vida, o nosso corpo desenvolve uma série anticorpos, pertencentes a diversas classes, dentre as quais destacam-se as imunoglobulinas da classe M (IgM) e as da classe G (IgG), que são detectadas na maioria dos testes sorológicos.
IgG positivo :
Teve infecção anteriormente (há pelo menos 3 semanas) e está possivelmente imunizado (em grau e por tempo desconhecidos)
IgM negativo:
Quer dizer que não há mais o vírus no organismo do paciente