Com um vasto material fotográfico produzido ao longo da semana passada, a governadora em exercício, Daniela Reinehr, expôs a situação das rodovias do Oeste de Santa Catarina à equipe técnica do Ministério da Infraestrutura na tarde desta quinta-feira, 16. Ela pediu investimentos urgentes para amenizar transtornos, riscos à segurança e prejuízos causados pela condição das vias. Após explicação detalhada dada pela vice-governadora, os técnicos reconheceram que a região precisa de mais atenção.
“O foco é rodoviário porque andei três dias, percorri quase mil quilômetros, fizemos um levantamento fotográfico. Perdemos cerca de 40% dos grãos produzidos. É dinheiro que se perde e prejudica o produtor. Para um agricultor familiar, o prejuízo é significativo”, argumentou Daniela. “Se nessas condições o Oeste já produz tanto, imagina se tivermos uma infraestrutura melhor. Os valores investidos logo voltarão aos cofres da União com o crescimento na produção”, acrescentou a governadora em exercício.
Apresentação em momento decisivo
O secretário executivo adjunto do Ministério da Infraestrutura,
Rodrigo Cruz, afirmou que o trabalho feito por Daniela veio em momento
decisivo, uma vez que as prioridades para o ano serão decididas ao longo
de semana que vem. “Nós também temos essa dificuldade orçamentária. Por
isso é extremamente importante receber esse feedback dos estados para
que possamos concentrar os investimentos onde há mais necessidade”,
disse. “O presidente Bolsonaro nos cobra que andemos mais fora das
capitais para conhecer as regiões, os municípios. Vamos olhar com mais
carinho essa situação no Oeste de Santa Catarina”, assegurou.
A equipe do Ministério da Infraestrutura pediu cópias do levantamento. Últimos detalhes serão adicionados ao relatório até esta sexta-feira, 17, e Daniela fará o encaminhamento.
A governadora em exercício focou os pedidos por investimentos nas BRs 282, 163 e 153. O Ministério da Infraestrutura já havia garantido recursos para continuidade nas obras das BRs 470, 280 e 285. Em fevereiro, estão previstos o leilão para a concessão do trecho Sul da BR-101 e a assinatura de aditivo para o contorno da Grande Florianópolis. “Uma vez assinado, esperamos que não haja mais qualquer impedimento à retomada da obra. Sabemos o quanto é importante para o cidadão e para Santa Catarina”, projetou o secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa.
Programa “Município + Cidadão”
No Ministério da Cidadania, Daniela tratou com a secretária executiva
Ana Maria Pellini a respeito do programa “Município + Cidadão”, com o
objetivo de estimular a participação de prefeituras catarinenses. Nesta
semana, cinco municípios se cadastraram: Agrolândia, Balneário Camboriú,
Gaspar, Monte Carlo e São Bento do Sul.
A adesão de cada um será avaliada pelo Ministério da Cidadania, que priorizará os que mais necessitarem do apoio federal.
A participação no Município + Cidadão prevê premiações às prefeituras que mais se destacarem no cumprimento de metas do programa. Esta iniciativa é a junção de várias ações que os municípios já fazem, na maior parte das vezes, e que elevam o patamar da cidadania, e melhoram a qualidade de vida da população. O prazo para aderir é 2 de fevereiro.
Audiência no Ministério da Saúde
O último compromisso de Daniela Reinehr na Capital Federal foi no
Ministério da Saúde. A governadora em exercício e o ministro Luiz
Henrique Mandetta discutiram na noite desta quinta-feira, 16, propostas
de melhorias para a saúde pública em Santa Catarina.
“Nós vamos melhorar muito os equipamentos do Laboratório Central de Santa Catarina para aumentar a rapidez com que identificamos os vírus, principalmente da gripe, e isso vai servir para o Brasil inteiro”, antecipou o ministro. A habilitação de mais serviços para hospitais no estado e a instalação de novos aceleradores lineares em Joinville também estiveram na pauta.
Agenda de trabalho em Brasília
A agenda da governadora em exercício nesta quinta em Brasília começou pela manhã, com uma audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.
À tarde, Daniela participou do evento de lançamento da nova fase e da página online da Operação Acolhida, resposta humanitária do Governo Federal ao fluxo de venezuelanos em direção ao Brasil. A ocasião marcou o início de uma nova etapa da ação, que prevê a distribuição dos migrantes pelo país, com iniciativas voltadas à moradia e ao emprego. O evento teve a presença do presidente Bolsonaro e ministros.
Fonte: Assessoria de Imprensa