O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, por meio do Grupo de PMA de Concórdia, realizou de 18 a 19 de Maio de 2019, operação de proteção as Unidades de Conservação e combate ao porte ilegal de armas e caça ilegal de animais silvestres.
No dia 18/05, atuando em parceria com o Setor Florestal da Irani S.A. a Polícia Militar Ambiental, fiscalizou diversas propriedades no entorno da RPPN Prof. Yara C. Nicoletti.
Na oportunidade os policiais localizaram e inutilizaram uma armadilha para captura de animais silvestres. No momento da localização, a armadilha havia capturado um espécime de Quati – que se encontrava já sem vida. Os responsáveis pela armadilha não foram localizados. Foram realizadas diversas abordagens de pessoas e veículos, porém, nenhuma pessoa foi detida.
No dia 19/05, em continuação as atividades, a PM Ambiental realizou patrulha rural no entorno do Parque Nacional das Araucárias, em Passos Maia. Na estrada geral do Rio do Mato, próximo a sede do PARNA, os policiais flagraram um masculino de posse de uma espingarda. Este ao avistar a gurnição Polícia Militar Ambiental empreendeu fuga.
No acompanhamento, os policiais apreenderam C.O., 29 anos, residente em Guaraciaba-SC, que estava de posse de uma espingarda CBC Mossberg 930, Cal. 12, com 05 (cinco) munições intactas. O infrator foi conduzido a DPCó de Ponte Serrada, para as providência cabíveis. A caça de animais silvestres, ainda que de espécie exótica, sem autorização, é proibido abate na Zona de Amortecimento do Parque Nacional das Araucárias.