Oferecer um serviço público de qualidade e com eficiência é a missão da Vara do Trabalho, localizada em Joaçaba com abrangência de 16 municípios do meio-oeste de Santa Catarina. Com esse pensamento, trabalho e dedicação dos servidores públicos envolvidos, o órgão está comemorando as conquistas obtidas ao longo de janeiro a setembro deste ano.
Entre as 60 Varas do Trabalho existentes no Estado de Santa Catarina, a localizada em Joaçaba foi reconhecida como a mais eficiente por meio de uma avaliação do Conselho Nacional de Justiça de acordo com os oito metas estipuladas como fundamentais para a excelência do serviço prestado.
O Juiz Titular, Dr.Gustavo Rafael Menegazzi, em entrevista concedida à Rádio Líder, falou sobre as conquistas por meio do oferecimento de um serviço público com qualidade:
Dr. Gustavo reforça que para o resultado fosse alcançado, a Vara do Trabalho de Joaçaba precisou preencher as metas estipuladas em oito quesitos definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ):
O Juiz Titular da Vara do Trabalho de Joaçaba afirma também que a conquista é resultado do esforço e dedicação de cada servidor público engajado no projeto de oferecer um atendimento ao público com qualidade e eficiência:
A Vara do Trabalho de Joaçaba em números
Abrangência:
Atende aos municípios de Joaçaba, Abdon Batista, Água Doce, Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Lacerdópolis, Luzerna, Outro, Treze Tílias, Vargem, Vargem Bonita e Zortéa.
Algumas metas alcançadas:
Meta: Conhecimento – A Vara do Trabalho de Joaçaba conquistou 107,98% ao julgar 1.759 processos sendo que a meta do Conselho Nacional de Justiça era de 1.632. Superou em 127 o número pretendido.
Meta: Tempo Médio – Cada processo ficou em média 169, 44 dias (cinco meses e duas semanas) na Vara do Trabalho em Joaçaba ultrapassando a meta do CNJ que era de 247,14 dias. A superação atingiu o percentual de 145,86%.
Meta: Conciliação – De todos os processos que chegaram à Vara do Trabalho de Joaçaba, 50,40% foram solucionados por meio da conciliação entre as partes. A meta inicial era de 35,10%. A superação foi de 143,57%.