Por falta de uma maior representatividade política na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, a região Meio-Oeste avança a passos lentos em muitas frentes, nos mais diversos setores. Uma região que se desenvolve lentamente graças principalmente as lideranças que se posicionam e lutam por projetos que beneficiam a sociedade como um todo.
A cada pleito que se aproxima se desperta para a necessidade de aumentar a representatividade em Florianópolis e em Brasília. Para atingir este objetivo, nove entidades, num movimento inédito na região, apartidário, tendo como bandeira principal o Meio-Oeste, se uniram e lançaram há vários dias uma campanha pelo voto regional e válido. A campanha está sendo desenvolvida pela CDL/Joaçaba, ACIOC, Lions Club Joaçaba Cruzeiro, Rotary Club de Joaçaba, OAB Subseção de Joaçaba, CDL de Herval d’Oeste, NDL de Luzerna, Lions Club Joaçaba e Rotary Club de Herval d’Oeste.
Há poucos dias as entidades, também numa iniciativa inédita, reuniram os pré-candidatos a deputado pela região, com objetivo de propor uma candidatura única. A semente foi lançada, os argumentos foram ouvidos, mas os projetos mais uma vez já estavam prontos e a sonhada candidatura única, ou um número reduzido de candidaturas, ainda infelizmente não foi possível para 2018. O próximo passo, foi a busca pelo voto regionalizado tendo como foco candidatos da região que possam defender os interesses do Meio-Oeste em Florianópolis e em Brasília.
Peças publicitárias foram criadas e outdoors implantados em locais estratégicos alertando a população para o chamado VOTO REGIONAL e principalmente conscientizando os eleitores para que eles exerçam sua cidadania com democracia e não VENDAM SEU VOTO em outubro.
O chamado voto válido, defendido pelas entidades, é justamente para que os eleitores não votem em branco ou nulo. É muito comum ouvir que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas. Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. O voto é a voz do povo, uma importante conquista social, e é o instrumento para gerar mudanças nas instituições e na sociedade, por isso da importância de não anular o voto, ou votar em branco.
Um ofício assinado pelos nove presidentes das entidades também foi encaminhado aos prefeitos e vereadores dos municípios da região para dar ciência do movimento iniciado em Joaçaba.
Fonte: Marcelo Santos/Ascom CDL