Aconteceu na quarta-feira, 26 de setembro, no auditório Jurídico da Unoesc a 4ª Sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Herval do Oeste. Essa ação permitiu que os estudantes do curso de Direito da Unoesc pudessem ter algumas noções sobre os procedimentos de formação e condução de um júri popular, neste caso, presidido pelo Juiz de Direito, doutor Ildo Fabris Junior, que, preocupado com a aprendizagem dos alunos, explicou o procedimento da sessão, esmiuçando cada uma de suas etapas.
O crime julgado envolvia uma tentativa de homicídio, sendo o acusado representado pelo doutor Álvaro Xavier e tendo como promotora de Justiça da Comarca de Herval do Oeste, a doutora Luísa Zuardi Nienchesk. Ambos destacaram a importância desta iniciativa, utilizando em vários momentos de uma prática pedagógica, onde explicaram cada uma das fases da sessão.
— O objetivo é possibilitar os alunos aliar a teoria colocada em sala de aula com a prática real do Direito, assistindo o depoimento do réu e as explanações da acusação e da defesa— comenta, a coordenadora do curso Professora Mestra Magda Cristiane Detsch da Silva.
Os alunos puderam ainda acompanhar a formação e decisão do Conselho de Sentença, composto por 07 jurados, que votaram os quesitos em sala secreta, absolvendo o acusado. Ao final, foi proferida a leitura da sentença.
De acordo com a coordenadora do curso a sessão foi muito esclarecedora e possibilitou aos alunos que não conseguem se deslocar até o local onde acontecem as sessões do Tribunal de Júri, a experiência de vivenciar o que poderá ser o dia-dia de sua profissão.
Fonte: Adriano França/Assessoria de Imprensa Unoesc