Idealizador do projeto de lei que possibilitou a inclusão da disciplina de informática no currículo escolar para o Ensino Fundamental nas escolas da rede pública municipal de Joaçaba, o vereador Ricardo Antonello defende várias outras iniciativas que possam colaborar para a melhoria da qualidade do ensino. Entre elas, a modernização dos laboratórios de informática nas escolas – ação já concretizada pela Secretaria de Educação – a inclusão da disciplina de Educação Financeira no currículo e, a implantação de métodos alternativos para a valorização dos professores através da meritocracia.
Em recente sessão, Antonello voltou a defender uma Indicação já apresentada, ainda em 2017, na qual ele sugere que a Secretaria de Educação implante um mecanismo de avaliação externa da alfabetização nas escolas e um sistema informatizado para análise de dados: “Avaliando adequadamente a evolução das turmas é possível, por exemplo, pagar um bônus salarial para os professores que mais se destacaram”. A gratificação financeira já acontece em outros municípios e é comum nas empresas: “Quem se esforça mais e mostra resultados melhores na evolução da turma merece ganhar mais. Pode ser um salário a mais no final do ano, por exemplo”.
Ele ressalta ainda que é necessário que todas as unidades de ensino sejam dotadas das mesmas condições de infraestrutura e igualdade para que o processo seja justo. “Pois, a implantação de um sistema como esse é, sem dúvida, muito complexa”.
Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Comunicação