O projeto “Educar para Construir” do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Joaçaba e Região está entre os finalistas do Prêmio “SC pela Educação”, na categoria elevação da escolaridade. A notícia foi divulgada na última semana. Ao todo 112 empresas/entidades de Santa Catarina participaram do prêmio com 125 práticas inscritas.
O projeto finalista foi idealizado pelo Siticom, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e aplicado durante o ano de 2017. A ideia surgiu após pesquisas apontarem que muitos dos trabalhadores da construção civil tinham baixa escolaridade, alguns nem sabiam ler ou escrever, mas gostariam de estudar, caso tivessem acesso a uma iniciativa diferenciada, já que era complicado frequentar o ensino tradicional na escola.
Dessa forma, foram oportunizadas aulas uma vez por semana durante um ano. Os encontros traziam assuntos da grade curricular da escola, como matemática e Língua Portuguesa, aplicados por meio de uma metodologia diferenciada e fazendo alusão a situações do dia a dia do trabalhador. Além disso, eles recebiam materiais e atividades para serem realizadas em casa.
Eraldo Antonio da Costa é mestre de obras e parou estudar quando estava na quinta série. Participando do projeto ele já concluiu três matérias da grade curricular e afirma que as aulas mudaram sua vida.
“No início foi difícil porque desde que parei de estudar nunca mais tinha tido contato com livros. Mas depois me adaptei e tudo melhorou. Na parte de matemática, por exemplo, aprendi cálculos além dos que eu já dominava por conta da experiência prática e que facilitaram o trabalho. Gostei também das aulas serem uma vez por semana e da metodologia com as atividades on-line que facilitava para fazer pesquisas” afirmou.
Para o presidente do Siticom Joaçaba, o fato de o projeto “Educar para Construir” estar entre os finalistas deste grande prêmio já é um reconhecimento de que é possível transformar através da educação.
“Não poderia deixar de agradecer em nome dos trabalhadores da construção, a diretora do Sesi Região Centro- Oeste, Rosane Kunen , que não mediu esforços juntamente com o setor de educação para que este projeto se torna-se realidade” afirmou o presidente do Siticom Pedro Nogueira.
Os vencedores de cada categoria do prêmio SC pela Educação serão conhecidos em cerimônia a ser realizada em Florianópolis no dia 30 de agosto, em evento na FIESC, em Florianópolis, que contará com palestra do consultor em relações do trabalho e de recursos humanos José Pastore.
“Quando se tem a união de entidades e empresas, buscando o bem comum, todos saem ganhando. Por isso, estamos renovando nossa parceria com o Sesi para continuarmos desenvolvendo ações como essa em prol da educação bem como de direitos e condições dignas aos nossos trabalhadores” finalizou Pedro.
Saiba mais
O Prêmio SC pela Educação é uma iniciativa do “Movimento Santa Catarina pela Educação” cujo principal objetivo é proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024, além da formação profissional e tecnológica compatível com suas respectivas funções.
O movimento foi desenvolvido em 2012 pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e obteve a adesão das federações patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Agricultura (Faesc) e Transportes (Fetrancesc). Outros parceiros são as entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e instituições públicas, como a Secretaria de Educação do Estado e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Também participam os serviços sociais e de aprendizagem da indústria (Sesi e Senai), do comércio (Sesc e Senac), dos transportes (Sest e Senat) e da agricultura (Senar) estaduais.
Fonte: Siticom