Vacinação contra sarampo e poliomielite começa em agosto

Acontece em todo o Brasil, entre os dias 6 e 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. O “Dia D” de vacinação ocorrerá no dia 18 de agosto (sábado), onde os postos de saúde da rede pública estarão abertos das 8h às 17h. A Campanha tem por objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite, visando evitar a reintrodução do vírus no Brasil, bem como vacinar as crianças menores de 5 anos de idade contra o sarampo.

1141.png

O público alvo da campanha é composto de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% da cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo.

A Secretaria de Saúde de Joaçaba reforça que nesta campanha todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina.

Em Joaçaba, as doses da vacina contra a poliomielite e sarampo estarão disponíveis no Posto Central (PAM), ESF Frei Bruno, ESF Nossa Senhora de Lurdes, ESF Santa Tereza, ESF Vila Pedrini, ESF Vila Remor e no Dia D da campanha, também estará disponível no Posto de Saúde de Santa Helena e no Posto de Saúde de Nova Petrópolis, com horários diferenciados.

Para realizar a vacina, os pais ou responsáveis devem levar as crianças até a unidade mais próxima de sua residência com a caderneta de vacinação.

Saiba mais sobre as doenças:

Poliomielite

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa de três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade preservada.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por 03 doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema (manchas vermelhas).

O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto pela vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) onde é indica aos 12 meses de idade, como sendo (dose única); para crianças acima de 10 anos de idade são 02 doses a depender da situação vacinal e para adulto é recomendada 1 dose a depender da situação vacinal. Portanto, pessoas que tem menos de 30 anos devem ter duas doses da vacina e pessoas de 30 a 49 anos dose única. E acima de 50 anos de idade não necessita a realização da vacina. É contraindicada para mulheres grávidas.

Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Comunicação

Veja agora

Diversas ações devem marcar o dia nacional de combate a dengue

Este sábado, é o dia nacional de combate a dengue. A vigilância ambiental de Herval …