82 por cento dos exames apontam contaminação pela variante P1 da Covid em nossa região

Um recente estudo, realizado pelo Laboratório Central- LACEN em Florianópolis, apontou que 82 porcento dos exames da Covid-19, apontam para contaminação pela variante P1 do vírus.

De acordo com o Diretor de Atenção Integral em Saúde de Herval d’ Oeste, William Gavasso, esta variante esta contribuindo em muito no aumento de internações e complicações em pessoas com idades abaixo dos 60 anos:

O que é a variante P1 do novo coronavírus?

A linhagem P1 é uma variante de atenção (VOC, do inglês Variant of Concern), com circulação comunitária já reportada no estado do Amazonas e oeste do estado do Pará. Por sua vez, a linhagem P.2 apresenta a mutação E484K no domínio de ligação com o receptor na Spike e já circula em todas as regiões geográficas do pais. Ambas linhagens P.1 e P.2 são descendentes da linhagem B.1.1.28 em circulação no pais desde março de 2020.

Recomendamos a investigação clínico e epidemiológica dos casos e a investigação laboratorial de potenciais contactantes de pacientes que foram positivos para alguma VOC. As VOCs reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde são: B.1.1.7 (501Y.V1) – Surgiu no Reino Unido em dezembro. B.1.351 (501Y.V2) – Surgiu na África do Sul em dezembro. P.1 (501Y.V3) – Surgiu no Brasil no final de 2020.


Veja agora

Professora de educação física morre em colisão na BR-153

Uma jovem de 28 anos perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (20) em um …