
A abertura da Feira Gera 2025 movimentou a tarde e a noite desta quinta-feira (22), em Joaçaba, com uma programação diversificada e destacou o potencial transformador da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento regional. O evento chega à sua 5ª edição como uma realização da ACIOC, com correalização da Prefeitura de Joaçaba e Sebrae, e apresentação da Irani. Conta ainda com patrocínio diamante da FIESC e Scherer, patrocínio ouro de Contassesc, Sicredi, BRDE, Sicoob, A9 e SCMais Inovação, além do apoio das prefeituras de Herval d’Oeste e Luzerna e parcerias com a Unoesc, Inovale, NSC e Facisc.
As atividades iniciaram às 14h, com a abertura da área de exposição e da praça de alimentação, ambas com entrada gratuita. No mesmo horário, teve início o Festival de Robótica, coordenado pelo Núcleo de Inovação (NI), em parceria com a secretaria Municipal de Educação e Senai, promovendo o estímulo à criatividade e ao raciocínio tecnológico entre estudantes da região.

A noite foi marcada pelo talk “Corporate Venture Capital como motor de inovação: além do retorno financeiro”, conduzido por Sônia Oliveira, coordenadora de Inovação da Irani, e Cristiano Pereira, gestor de investimento da Valetec Capital. Na sequência, ocorreu a cerimônia oficial de abertura, reunindo autoridades, lideranças empresariais, representantes de instituições parceiras, expositores e visitantes.
Durante a abertura, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SPAF), Beto Martins, apresentou a palestra “O futuro dos aeroportos regionais em Santa Catarina: conexão para o desenvolvimento sustentável”, destacando ações do Governo do Estado para a região. Em outro momento, a prefeitura de Joaçaba fez o lançamento de um APP que vai facilitar o dia a dia da população e logo após, a investidora e empresária Camila Farani encerrou a noite com a palestra magna “Transformando tendências em inovação”, trazendo reflexões sobre o comportamento do consumidor, tecnologia e oportunidades de negócio.

“Observe o que a sua geração está pedindo para aquele seu modelo de negócio. Independentemente da idade que vocês tenham, independente do seu modelo de negócio, é sempre importante você olhar a dor e a solução que você está fazendo”, comentou Camila.
Com mais de 100 expositores e uma programação voltada à capacitação, conexões e novos mercados, a Feira Gera fortalece o ecossistema de inovação e estimula o desenvolvimento regional e o networking.

“Neste ano, pudemos organizar os estandes abertos, possibilitando que os nossos empresários tivessem uma interação maior. Tivemos feedbacks positivos de que, já de início, a Gera surpreendeu — e isso nos deixa muito felizes. Foram meses de trabalho intenso e esperamos oportunizar conexões, conhecimento e negócios”, comentou o presidente da ACIOC, Fábio Lazzarotti.
“Esse primeiro dia de feira superou nossas expectativas e agora seguimos otimistas para esta sexta e sábado. Convidamos a comunidade para que venha prestigiar e se surpreender”, convidou a presidente da Comissão Central Organizadora da Feira, Leila Estrowispi.

Fonte: Ascom
Fotos: Regis Heberle / Agência Novità