2ª edição do Festival Herval Cultural – Ano 2023 da Capoeira aconteceu no sábado (13)

O último sábado, 13 de maio de 2023, foi um dia muito especial para os praticantes de Capoeira do Grupo Capoeira Brasil (GCB), na segunda edição do Festival Herval Cultural – Ano 2023, uma das ações continuadas anuais do Programa Sociocultural Afro-Ginga, desenvolvido pela Escola de Arte e Cultura Comunidade Brasil a partir da organização da Equipe GCB Professor Alemão, via Encontro de Núcleos, em diversas cidades do meio-oeste e oeste catarinenses.

Neste primeiro Encontro de Núcleos de 2023, a realização da 2ª edição do Festival Herval Cultural contou com uma característica bem singular, sob organização do professor Adriano Negaça, instrutor de Capoeira GCB, o qual há vários anos têm um trabalho dedicado à afirmação inclusiva da Capoeira, da cultura afro-brasileira e da Capoterapia.

Os Encontros de Núcleos compreendem uma formatação de intercâmbio de saberes e fazeres entre profissionais docentes de Capoeira do GCB sob direção do professor Cleber Udo Leier, mais conhecido como Professor Alemão, que veio de Caçador e ministrou sua oficina para a formação continuada dos capoeiristas na parte da manhã no espaço-barracão da Unidos do Herval, de Herval d´Oeste, com uma Festiva roda de Capoeira realizada em seguida, na praça em frente à antiga estação.

Após um gostoso momento nutritivo, todos os participantes, professores pais, familiares e alunos, se dirigiram até o município de Luzerna, no antigo Seminário, onde o professor Guilherme Coveseviski, o Instrutor Esquilo de Xaxim, ministrou sua oficina na quadra coberta, finalizando-se o evento do Festival Herval Cultural Itinerante com roda de Capoeira cheia de energia.

Todas as atividades das oficinas seguem as orientações do Formado Robson Duende, mestre de Curitiba que Subervisiona as ações do núcleo GCB Equipe Professor Alemão, dentro da metodologia e linhagem GCB Mestre Paulinho Sabiá de Niterói-RJ.

O Professor Adriano também se sente agradecido com o Estagiário Professor Cascata, Marcelo Pertussatti, que veio com sua família e apoiou o trabalho de todos os docentes ministrantes, e, pela participação dos pais e familiares que estiveram presentes e incentivam seus filhos na prática da Capoeira.

Cidades participantes: Herval d’Oeste, Luzerna, Arroio Trinta, Videira, Xaxim, Caçador, Salto Veloso, Tangará, Pinheiro Preto.

Fonte: Adriano Negaça, Professor de Capoeira

Veja agora

Professora de educação física morre em colisão na BR-153

Uma jovem de 28 anos perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (20) em um …