Acontece nesta quarta-feira (25) a 2ª Conferência Municipal de Cultura em Joaçaba, que corresponde à Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional de Cultura. O evento, que acontece na Casa da Cultura Rogério Sganzerla será um espaço de discussão e reflexão sobre as políticas e ações públicas externas para a cultura na região de Joaçaba.
A conferência contará com a presença de representantes dos conselhos municipais de cultura, agentes culturais, gestores municipais da área e profissionais atuantes no setor cultural da cidade. Seu objetivo primordial é fomentar o diálogo com a sociedade em torno do conceito de cultura como política pública. Além disso, a conferência visa avaliar o Plano Nacional de Cultura em vigor, orientando diretrizes para a elaboração de um novo plano e definir prioridades para a integração da cultura em diversas esferas das políticas públicas.
São discutidos os seguintes eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória Identidade; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e Linguagens Digitais. O evento é aberto ao público, mas somente quem é residente de Joaçaba poderá votar.
As propostas e diretrizes discutidas e destacadas na Etapa Municipal serão levadas para a Conferência Estadual da Cultura, programada para acontecer de 27 a 29 de novembro, em Florianópolis. E, finalmente, as deliberações dessa etapa estadual terão impacto na Etapa Nacional de Cultura, prevista para ocorrer em dezembro.
Confira a programação:
18h – Recepção e credenciamento.
18h15 – Abertura, apresentação artística e fala das autoridades
18h30 – Alexandre Gouveia Martins (MINC)
19h – Apresentação do tema e objetivos da conferência Municipal de cultura e apresentação do documento base com Roselaine Vinhas.
19h20- Apresentação artística
19h30 – Debates em grupos por eixo
20h40 – Plenária com definição das propostas
21h40 – Leitura e aprovação das moções
22h – Eleição dos delegados e encerramento
Fonte: Ascom