O entardecer da quinta-feira, 11 de Dezembro, pintou as nuvens que deslizavam sobre Herval d´Oeste de laranja e amarelo. Foi este cenário lúdico na Av. Beira Rio que abriu caminho para a realização do Primeiro Cine Paredão.

A parede dos fundos da Sta Agro Comercial Agrícola Ltda; gentilmente liberada pela empresa, que cedeu também a energia elétrica utilizada no evento, transformou-se em um grande telão a céu aberto.
As pessoas presentes se acomodaram em cadeiras alojadas no espaço por onde passavam antigamente os trilhos da estrada de ferro, e que hoje está sob a responsabilidade do DNIT, que autorizou a sua utilização durante as exibições dos filmes. Dois ciclistas que pedalavam na área pararam por um tempo para assistir às imagens que tomavam conta da parede. E é este um dos motes do projeto: liberdade para ir e vir, sentar, assistir, caminhar, retornar. E tudo isto sob um céu de estrelas e com a paisagem urbana incorporada ao cenário que transita na “tela”.
Foram exibidos os curtas-metragens de animação “Sirius” e “Espantalho”, dirigidos por Alê Abreu, do premiadíssimo “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2016. O documentário “Cineminha do Seu Cid Saraiva”, filmado em Herval d´Oeste, contando a história das sessões de cinemas que o ex-prefeito da cidade, Alcides Saraiva, realizava na parede de sua casa, nos anos 60, encerrou a programação.
A ideia do evento consiste em ocupar espaços ao ar livre na cidade, em que seja possível realizar a projeção de filmes, preferencialmente em paredes brancas, evitando a utilização de telões, e que possam ser acompanhados gratuitamente pela população local.

O projeto foi realizado pelo produtor cultural Omar Dimbarre, e a próxima sessão já está sendo planejada.
Fonte: Ascom
Rádio Líder